GRAVIMETRIA E VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DE COLETA SELETIVA DO CAMPUS JORGE AMADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Autores

  • Davi Bispo dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Resumo

Analisando a urbanização do País, pode-se constatar o aumento da produção de resíduos sólidos acentuando a destinação, disposição e tratamento dos resíduos sólidos. Neste trabalho teve por objetivo calcular a composição gravimétrica e a valoração econômica de amostras de resíduos sólidos da Coleta Seletiva do Campus Jorge Amado da UFSB. Para obtenção dos dados, foram realizadas pesagens de todos os materiais provenientes da coleta seletiva da UFSB, Campus Jorge Amado, Itabuna – BA. Assim, foram realizadas as etapas de separação dos resíduos em função de seus tipos, tabulação dos dados, cálculos e análises dos resultados. O cálculo da valoração econômica é pela multiplicação entre a quantidade de material reciclado (Kg) e o preço unitário do material (R$/Kg). Dessa forma o total de resíduos provenientes da coleta seletiva foi de 297,32 kg em de 37 dias, multiplicando por 12 meses, a geração será de aproximadamente 2,89 toneladas. A partir dessa análise, foi possível determinar que 47% do total representa componentes de papelão, 17% de resíduos sólidos doméstico, 14% de materiais de vidro, 13% de materiais de metal e 9% de plástico. Com isso, tem-se a porcentagem de 91% dos resíduos sólidos potencialmente recicláveis. O cálculo da valoração econômica foi realizado para os materiais atualmente comercializados em Itabuna-BA, que são os plásticos (PET, PEAD e PP) e o papelão (seco), com o total de R$ 89,85 na sua valoração. Assim, o trabalho gera conhecimentos sobre a coleta seletiva da UFSB, auxiliando na criação de futuras políticas de gestão de resíduos sólidos para o Campus Jorge Amado.

Biografia do Autor

Davi Bispo dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Davi Bispo dos Santos1 (davi_bispo98@outlook.com), Marcelo Soares Teles Santos 1 (marcelostsantos@gmail.com), Abílio José Procópio Queiroz1 (abilio.queiroz@ufsb.edu.br)

1 Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB