AVALIAÇÃO DA FITOTOXICIDADE IN VIVO DE DOSES DE UM SUBSTRATO COMERCIAL NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Capsicum chinense JACQ

Autores

  • Zélia Machado de Oliveira Universidade Estadual de Roraima

Resumo

Apesar de sua reconhecida importância econômica e social, a cultura da pimenta é pouco estudada no Brasil, no sistema de produção. A busca por melhor qualidade, preços e custos tem exigido dos produtores maior eficiência técnica e econômica na condução dos sistemas de produção. Diante disso, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes doses de um substrato comercial para o desenvolvimento inicial de mudas de pimenta murupi (Capsicum chinense Jacq.) em um ambiente protegido. O estudo foi realizado no campus Boa Vista da Universidade Estadual de Roraima, em Boa Vista, Roraima. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Para composição dos substratos foi utilizado o substrato comercial Organoamazon® (SC) e areia (A), nas seguintes concentrações: 100% de A (T1); 25% de SC + 75% de A (T2); 50% de SC + 50% de A (T3) e 100% de SC (T4), com 20 repetições para cada tratamento. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado. Após 50 dias da semeadura foram avaliadas as massas frescas e secas da raiz e da parte aérea, diâmetro do coleto, número de folhas, altura da parte aérea, comprimento da raiz e índice de qualidade de Dickson. Os dados obtidos foram validados por meio de análise de variância e submetidos à análise de regressão ao nível de 5% de probabilidade, testando os modelos linear e quadrático. A dose de 100% do substrato comercial foi a mais eficiente dentre as testadas, estimulando o desenvolvimento inicial de mudas de pimenta murupi, resultando em plantas mais vigorosas.

Biografia do Autor

Zélia Machado de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Zélia Machado de Oliveira1(zeliaoliveira647@gmail.com); Rafaela Soares Aguiar1(rafaela.19_@hotmail.com); Pedro Vitor Pereira Guimarães2 (pedrovpg@hotmail.com); Flávia Antunes1 (flavia.antunes@bol.com.br)

1 Universidade Estadual de Roraima

2 Universidade Federal de Roraima

Publicado

2019-06-14