GESTÃO AMBIENTAL NA MORADIA UNIVERSITÁRIA CYRO VERSIANI DOS ANJOS

Autores

  • Daniela Caroline Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Ferreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Délcio César Cordeiro Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A reflexão sobre o Sistema de Gestão Ambiental em Intuições de Ensino Superior é importante, pois contribui para o desenvolvimento acadêmico e pode ser utilizado como modelo por organizações de outros segmentos. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a Gestão Ambiental na moradia universitária Cyro Versiani dos Anjos, da Universidade Federal de Minas Gerais. O levantamento das principais atividades e ações foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e visita técnica. Concluiu-se que a moradia universitária Cyro Versiani dos Anjos apresenta um Sistema de Gestão Ambiental que, além de monitorar os aspectos ambientais busca constantemente pela otimização do uso dos recursos naturais, considerando que, mesmo não estando obrigada a apresentar nenhum selo certificador aos seus usuários, cumpre importantes critérios da norma ISSO 14001 tanto em relação à estruturação quanto às medidas tomadas pela gestão administrativa

Palavras-chave: ISO14001. Instituições públicas. Política ambiental.

Biografia do Autor

Daniela Caroline Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do curso de Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiências em projetos de extensão rural na área de educação ambiental e gestão ambiental. Atuação no PRODERA (Programa de Desenvolvimento Rural e à reforma Agrária) programa que desenvolve projetos e ações que sustentem modelos endógenos de desenvolvimento nos aspectos sociais, ambientais e econômicos junto a comunidades rurais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre certificação e a política de pesticida do FSC.

Júlia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros/MG, na área Meio Ambiente. Doutora em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2010). Mestre em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Lavras (2007). Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1992) e em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy-Belo Horizonte (1996). Atua nas áreas: tratamento de efluentes, saneamento e saúde ambiental, meio ambiente.

Délcio César Cordeiro Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Zootecnia pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde- ESUCARV- GO (1997). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-oeste UNIOESTE-PR (2001) Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS-RS (2003). Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa UFV-MG (2008). Professor das Disciplinas: Manejo e Conservação de Fauna, Zoologia, Etologia e Bem Estar Animal, Animais Silvestres, Criação e exploração de Animais Domésticos, Extensão Rural, Educação e Interpretação Ambiental - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Publicado

2017-06-20