IMPROVISOS ACONTECEM: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE DINÂMICAS TEATRAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

Resumo

Ao considerar a preservação da vida na Terra bem como garantir sobrevivência dos recursos naturais para futuras gerações, a Educação Ambiental serve como instrumento interdisciplinar de sensibilização capaz de funcionar como veículo de transformação social. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo praticar a Educação Ambiental por meio de dinâmicas Teatrais com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. O mesmo ocorreu sobre temas de Educação Ambiental, nas quais os alunos foram os protagonistas do mundo, criando seus próprios problemas e solucionando-os, de forma interativa e dinâmica, uma vez que, as escolas encontram-se saturadas de métodos tradicionais de ensino, nos quais o professor fala e os alunos copiam o conteúdo, sem interação, problematização e dinamização. Como a Educação Ambiental é interdisciplinar, optou-se por abordá-la por meio da Arte do Teatro, possibilitando a interação e a participação dos alunos sobre a temática. Após a intervenção realizada, percebeu-se que a utilização da dinâmica teatral foi inovadora para os alunos. Unir Ciência e Arte para abordar um tema interdisciplinar apresentou resultados satisfatórios, como a integração e a discussão dos alunos sobre o que sentem e como veem, possibilitando aos pesquisadores observar como esses encaram os problemas ambientais causados pelo homem. Foram encontros dinâmicos e intensos, com momentos profundos de reflexão, com a participação ativa de todos que se fizeram presentes, o que permitiu concluir que práticas alternativas como a dinâmica teatral devem ser introduzidas no ambiente escolar como forma de melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Arte do tetro; Inovação.

Publicado

2018-06-27