SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS DE ECONOMIA CIRCULAR E POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS)

Autores

  • Viviane Jin Hee Kim Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP
  • Gabriela Guerrize Conte Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP
  • Aldo Roberto Ometto Departamento de Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP
  • Valdir Schalch Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP

Resumo

O atual modelo econômico (modelo linear) associa o desenvolvimento econômico com a retirada de recursos naturais e da geração de impactos em sua cadeia produtiva. Assim, surgiu o conceito de economia circular (EC) que visa alcançar um sistema regenerativo, minimizando os fenômenos listados anteriormente. Com a obrigatoriedade do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual define instrumentos como a logística reversa, este trabalho tem como objetivo analisar os conceitos similares entre a EC e a PNRS. Para realizar esta análise, foram elaborados mapas conceituais (MCs) de cada assunto e assim, selecionaram-se os conceitos que foram visualizados em ambos os mapas. Em seguida gerou-se um terceiro MC contando só com estes conceitos semelhantes. O resultado obtido indicou que a PNRS e a EC realmente se baseiam em conceitos semelhantes, como o princípio dos 3R’s, desenvolvimento sustentável e o incentivo ao consumo sustentável. Apesar disso, a PNRS não aborda outros conceitos da EC de forma direta, como ecologia industrial, substituição de bens por serviços, closed loop systems e inovações no modelo de negócio, que são incentivados pela EC. Mesmo assim, a PNRS é uma política pública brasileira que incentiva esta transição do modelo econômico linear para o circular, e dado a atual preocupação com a escassez dos recursos naturais, estes incentivos devem ser utilizados como ferramenta para promover essa mudança.

Palavras-chave: Conceitos, Economia Circular, PNRS.

Biografia do Autor

Viviane Jin Hee Kim, Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP

Graduada em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP em 2016 e mestranda no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP

Gabriela Guerrize Conte, Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2015 e mestranda no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP

Aldo Roberto Ometto, Departamento de Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP

Possui graduação em Engenharia de Produção - Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2005) sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Desde 2006 é professor da Universidade de São Paulo, atualmente é o coordenador do Programa de Pioneer University da USP em Economia Circular (EC) junto à Fundação Ellen MacArthur e do Grupo de Pesquisa do CNPq em Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida, membro do Núcleo de Manufatura Avançada, da USP. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Economia Circular, Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida; Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); Gestão Ambiental de Empresas; Ecologia Industrial; Estratégias de Fim de Vida de Produtos; Produção mais Limpa; Ecodesign; Gestão Integrada de Processos de Negócios.e Inovação Sistêmica de Modelos de Negócios.

Valdir Schalch, Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP

Atualmente é Professor Sênior do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo e Professor Titular da UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto-SP. Coordenador do NEPER - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos. Atua na área de resíduos sólidos quanto à gestão e gerenciamento integrado e tecnologias de destinação e disposição final ambientalmente adequadas. Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1976), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1992). Professor visitante da Universidade de Nebraska, Lincoln-EUA (1999-2000).

Publicado

2018-06-27