RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A Lei 11.445 de 2007 do saneamento básico aponta os resíduos sólidos como uma das dimensões que precisam ser articuladas com o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a limpeza urbana. Nesse contexto, as medidas estruturais relacionadas à legislação precisam se coadunar com processos educativos que proporcionem a efetivação das ações no país. Com base em tais premissas, o presente artigo apresenta resultados de estudos realizados na educação formal articulando a percepção manifesta do problema “resíduos sólidos” e as atitudes dos estudantes avaliadas por eles mesmos. Foram analisados dados de 100 estudantes de ensino médio respondendo questões por meio da escala Likert utilizando correlação de Spearmann e Estatística Descritiva, demonstrando que a percepção em relação ao problema na cidade não apresentou relação linear com as atitudes para minimizar as suas consequências. Deste modo, entende-se ser relevante que sejam continuadas as ações na educação básica tratando sistemicamente a questão envolvendo conceitos, procedimentos e atitudes.
Palavras-chave: Saneamento básico; educação ambiental; resíduos sólidos.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais