UNEP faz Workshop sobre conversão de resíduos agrícolas em energia


Group photo with bannerO Centro Internacional de Tecnologia Ambiental (IETC), do UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, reuniu cerca de 60 participantes de 25 países da Ásia, África, América Latina e no Caribe, de 16 a 19 de dezembro de 2014, na cidade de Osaka, Japão, em um workshop internacional para apresentar programa de conversão de biomassa de resíduos agrícolas em energia.

Início do programa

Foi em 2008, com um pequeno projeto piloto no Nepal, que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – UNEP iniciou o trabalho de conversão de resíduos agrícolas em energia. Nesse projeto inicial foi feita a conversão de resíduos vegetais em biogás, para utilização em lanternas de gás para iluminação.

 

Ampliação internacional

A partir desse projeto inicial, a metodologia se tornou global, desenvolvendo e amadurecendo com trabalhos no Camboja, Costa Rica e na Índia. Foi criado o programa “Biomassa de Resíduos Agrícolas para Energia: Conservação dos Recursos e Redução de Emissões de GEE”, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo do Japão.

16 Dec 2014 WAB2E workshop (62)

Participantes reunidos em grupos de trabalho

 

Biomassa no Japão

Em seu discurso, Kazuhiro Takahashi, diretor das divisões globais de Meio Ambiente, do Bureau de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores do Japão, falou sobre os esforços do Japão para promover a utilização da biomassa, com destaque para o Plano Nacional para a Promoção da Utilização de Biomassa, criado em 2010.

16 Dec 2014 WAB2E workshop (20)

Surendra Shrestha, Yuriko Koike e Kazuhiro Takahashi

 

Yuriko Koike, membro do Congresso do Japão, em seu discurso de abertura disse que a gestão dos resíduos foi a questão global que teve uma forte influência sobre a qualidade de vida humana, bem como sobre a flora e fauna. Ela destacou o importante papel das organizações internacionais, incluindo o IETC – Centro Internacional de Tecnologia Ambiental, na assistência aos países e cidades em melhorar os seus sistemas gestão de resíduos.

 

Projetos e parcerias

18 Dec 2014 NCWMS session (130)

Arlinda Cézar, Brasil

18 Dec 2014 NCWMS session (169)

Zilda Veloso, Brasil

 

O workshop também teve como objetivo facilitar a integração da biomassa de resíduos agrícolas nas estratégias nacionais e também das cidades envolvidas na gestão dos resíduos. Para isso, os parceiros sediados na Ásia, onde o IETC está ajudando no desenvolvimento de estratégias para isso, foram convidados a participar, apresentando os resultados dos projetos que implementaram.

 

Já está em desenvolvimento o plano para a extensão do projeto, com um trabalho semelhante ao da Ásia, para regiões da África, América Latina e Caribe.

 

Visita técnica

Day4_Campo Recycle plaza (2)

Visita de campo, Kyoto

 

Day4_Campo Recycle plaza (1)

Visita de campo, Kyoto

O workshop concluiu com uma visita de Campo na Recycle Plaza, Kyoto, onde os participantes tiveram a oportunidade de observar várias tecnologias de reciclagem de resíduos e conversão de resíduos de biomassa agrícola em energia e outros produtos úteis.

 

 

Expansão do Programa de Gestão de Resíduos na América Latina e Caribe

Day2_LAC meeting (1)

Reunião-almoço

Na quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, aconteceu uma reunião conduzida Por Surendra Shrestha, diretor da UNEP, abordando questões-chave do programa de gestão de resíduos / IETC UNEP, a ser implementado na América Latina e Caribe num prazo de 2 a 3 anos.

Isso inclui os seguintes elementos fundamentais:

  • Panorama Regional de Gestão de Resíduos e Gestão do Conhecimento (dados / informações / especialistas / material de referência)
  • Estratégias para gestão de resíduos a nível de cidade e nacional / plano de ação / piloto de demonstração
  • Programa Educacional (pós-graduação, graduação e níveis menores de pós-graduação)

O programa será apoiado por uma plataforma de gestão de conhecimento que permitirá o compartilhamento de dados e informações de todas as regiões.

Fizeram-se presentes na reunião representantes de diversos países da América Latina e Caribe: Brasil (Zilda Veloso, Arlinda Cézar), Colômbia (Cristian Rivera), Costa Rica (Roberto Azofeifa), Equador (Soledad Villarroel), Suriname (Hedwig Valies), Uruguai (Sebastian Bajsa).

A UNEP esteve representada por Surendra Shrestha, Mushtaq Memon, Ainhoa Carpintero, Utako Aioke, Jordi Pon.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *