O REAPROVEITAMENTO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: TÉCNICA CORDWOOD

Autores

  • Adrielle Medeiros Barros Centro Universitário de João Pessoa

Resumo

O setor da construção civil vem apresentando nos últimos anos uma maior produtividade, em conjunto com várias tendências tecnológicas e objetivos que regem o desenvolvimento sustentável. Aliado ao seu crescimento, esse setor se torna um dos mais impactantes devido aos seus processos produtivos serem responsáveis direta ou indiretamente por problemas ambientais, acarretando na grande quantidade de resíduos gerados e seu descarte forma inadequada.

Diante disso, a construção civil apresenta acentuada responsabilidade quanto a preservação ambiental, principalmente quando se trata dos resíduos gerados por esse setor. Ademais, é de fundamental importância a gestão adequada dos mesmos, não apenas na fase de utilização da edificação, mas essencialmente durante a fase construtiva da mesma, visto que essa última fase se torna mais sujeita a produção de resíduos, emissões de dióxido de carbono, consumo de recursos naturais, ou seja, acarreta na maior geração de impactos ambientais. Com isso, se faz necessário a utilização de opções e medidas que alterem essa problemática visando um ambiente construído saudável.

A madeira sempre foi um material utilizado pelo homem, antes de forma mais restrita e hoje com redução das limitações, podendo ser utilizada em grandes estruturas. Sendo considerado um material ambientalmente correto devido ao fato de ser reciclável e biodegradável, a madeira apresenta ampla gama de vantagens, desde a sua resistência, até a sua estética, podendo apresentar melhores desempenhos quando comparado aos materiais convencionais.

Com base nisso, a pesquisa apresenta como intuito abordar o reaproveitamento da madeira na construção, mais especificamente, será discutida a técnica Cordwoord (construção com lenha) com a finalidade de explanar as vantagens e desvantagens, além da inovação e da aplicabilidade que essa técnica representa para o ramo da construção civil.

Biografia do Autor

Adrielle Medeiros Barros, Centro Universitário de João Pessoa

Autores: 

Adrielle Medeiros Barros1(adriellemb@hotmail.com), Gabrielly da Mota Nunes 2(gabriellymota@hotmail.com), Jaiane dos Santos Pastor 3(jaianedossantosp@gmail.com)

1 Centro Universitário de João Pessoa

2 Centro Universitário de João Pessoa

3 Centro Universitário de João Pessoa

Publicado

2019-06-14