EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB

Autores

  • Jadeilda Marques França UVA
  • Elaine Patrícia Araújo UFCG
  • Amanda Gabirela Freitas Santos UVA
  • Edcleide Maria Araújo UFCG

Resumo

A educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental refere - se a uma intervenção escolar com o intuito de desenvolver uma metodologia inserindo o tema educação ambiental. Neste contexto, objetivou-se avaliar o conhecimento dos educandos do 2º ano de uma escola  particular do município de Campina Grande - PB, estimulando mudanças de postura quanto ao meio ambiente. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados de atividades desenvolvidas que foram divididas em dois momentos. No primeiro momento foi realizada uma palestra sobre o tema Educação Ambienta, seguida de um passeio pelas dependências da escola, com um olhar crítico em relação aos problemas encontrados. Foi trabalhada a música “Xote Ecológico”, para posterior produção de cartaz, bem como a participação de alunos representando o fiscal da limpeza, o qual orientava sobre os cuidados que deve ter com o meio ambiente. No segundo momento foi trabalhada a literatura Odisséia ambiental para produção de um livro de pano, mediada pela pesquisadora, seguida da apresentação teatral de acordo com análise temática. Os resultados através das ações confirmam certo nível de consciência sobre suas atitudes capazes de mudanças de postura, gerando uma sensibilização que levou os mesmos a buscar soluções, para resoluções de problemas ambientais, manifestando satisfação através das atividades realizadas. Portanto, a prática da educação ambiental implantada no âmbito escolar insere-se como uma medida adequada para se processar as transformações e desenvolver a conscientização ambiental obtendo uma melhor qualidade de vida. 

Biografia do Autor

Elaine Patrícia Araújo, UFCG

Bióloga (UEPB). Especialista em Gestão e Análise Ambiental (UEPB). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais (UFCG). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (UFCG). Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (UFCG).

Publicado

2017-06-20