ECONOMIA DE RECURSOS ENERGÉTICOS E NATURAIS APLICADA À UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE MATERIAIS NO MUNICÍPIO DE ROLÂNDIA/PR

Autores

  • Edson Henrique Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiane Silveira Faculdade Pitágoras de Londrina
  • Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem a reciclagem como uma de suas principais ferramentas, neste sentido, o objetivo deste trabalho é fazer um estudo de caso e revisão bibliográfica demonstrando a importância da reciclagem em face da economia ambiental propiciada por uma empresa recicladora situada no município de Rolândia-PR. Este estudo buscou ressaltar a importância desse tipo de empresa na redução da extração dos recursos naturais, economia de energia e uso da água, em que pese vislumbrar sua consideração quanto à minimização dos impactos ambientais. Foram coletados dados das pesagens dos materiais reciclados comercializados que saem da empresa para as indústrias recicladoras. Estes materiais foram agrupados em 4 grandes grupos (papel, plástico, vidro e metal), com o intuito de facilitar os cálculos da economia ambiental sob o prisma da conservação dos recursos naturais, bem como na redução da degradação ambiental. Assim, pode-se concluir que, com a estimação e valoração dos diversos setores influenciados pela reciclagem, é possível contribuir com a formulação de políticas que promovam a utilização racional de recursos naturais, ampliando o seu sentido de urgência e dando a devida dimensão para a busca eficaz da gestão dos resíduos sólidos. Por meio dos dados apresentados, pode-se observar que são diversos os ganhos ambientais avaliados na empresa estudada.

Biografia do Autor

Edson Henrique Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Aluno da Especialização em Economia Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Aluno especial do mestrado em Economia Regional-UEL. Analista Ambiental na empresa Reciclagem Paraná de Rolândia/PR. Tem experiência em resíduos sólidos, identificação de espécies arbóreas em áreas de APP, monitoramento de áreas degradadas e arborização urbana.

Cristiane Silveira, Faculdade Pitágoras de Londrina

Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento na Universidade Estadual de Londrina (2012), pós-graduada em Docência no Ensino Superior (2013), possui graduação em Tecnologia em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Medianeira (2009). Atualmente atua como Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental na Faculdade Pitágoras de Londrina e docente do curso de Engenharia Ambiental, Mecânica, Civil, Elétrica e Produção.Tem experiência nas áreas de Efluentes Líquidos, Qualidade e Tratamento de Água, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Monitoramento e Tratamento de Poluentes Atmosféricos.

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Aluna regular no Programa de Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa Dinâmica Espaço Ambiental, bolsista CAPES. Aluna da especialização em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Centro Universitário Estácio Uniseb. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina, Técnico em Meio Ambiente pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Graduada em Direito pela Faculdade Norte Paranaense. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Teologia e Ciências. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Educação Ambiental.

Publicado

2017-06-20