CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS RECICLÁVEIS DO LEV SITUADOS NO INSTITUTO DE GEOCIENCIAS DA UFPA A PARTIR DA ANÁLISE GRAVIMÉTRICA

Autores

  • Cássila dos Santos Simão Curso de Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - ESAMAZ

Resumo

Os resíduos sólidos descartados no ambiente de forma inadequada, constituem um grave problema se seu gerenciamento não seguir as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais reguladores. Este trabalho teve como objetivo identificar por meio de análise gravimétrica, os resíduos que foram mais descartados no Local de Entrega Voluntária (LEV), instalado no Instituto de Geociências da UFPA. Foram realizadas várias pesagens para os diferentes tipos de materiais, onde foi constatado não haver homogeneidade desses materiais nos respectivos acondicionadores , tendo sido encontrado diferentes resíduos os quais não se enquadravam, para disposição em acondicionadores da cor específica referenciado por legislação. Foi caracterizado ser o vidro o tipo de resíduo predominante neste LEV. A importância da gravimetria é enfatizada, pois ela permite que se avalie tanto quantitativamente quanto qualitativamente os resíduos descartados e que serão entregues as cooperativas que recebem os materiais recicláveis a partir da coleta seletiva solidária (CSS). A composição gravimétrica determinará o planejamento para o gerenciamento dos resíduos gerados. Um fato que também foi observado, é que, não existia um centro de triagem para armazenamento dos resíduos antes de serem entregues as cooperativas,isso dificultava na avaliação dos materiais que seriam os mais depositados nos LEVs.

Biografia do Autor

Cássila dos Santos Simão, Curso de Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - ESAMAZ

 

Cássila dos Santos Simão1 (engcassilasimao@yahoo.com.br), Maria da Glória Gomes Cristino2(cristino@ufpa.br);Nazareno Melo da Silva1(nazarenoengenheiro@gmail.com) 1Maikon da Silva Gomes2(maikonpa@gmail.com)

 

1 Curso de Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - ESAMAZ

2 Universidade Federal do Pará - UFPA