CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS EM AMBIENTE ESCOLAR E EFICIÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO NA QUALIDADE DA SEGREGAÇÃO NA FONTE

Autores

  • Yuri Mendes Rosa Yoshida Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tatiane Cristina Dal Bosco Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Fernanda da Costa Xavier

Resumo

A Lei Federal n. 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, considerada um marco para a gestão de resíduos em todo país, estabelece princípios, responsabilidades e metodologias de gestão dos resíduos que visam seu adequado manejo. Em Londrina-PR, o Decreto Municipal nº 769/2009, dentre outras providências, define as responsabilidades do grande gerador de resíduos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar e monitorar os resíduos sólidos gerados em um Colégio de Londrina-PR - classificado como grande gerador – antes e após a execução de estratégias de sensibilização ambiental de sua comunidade escolar. O trabalho aconteceu em quatro etapas: diagnóstico (caracterização física dos resíduos); intervenção (ações de sensibilização ambiental); levantamento de dados pós-intervenções (análogo ao diagnóstico); e avaliação do processo. Para caracterizar os resíduos gerados, foram utilizados parâmetros físicos como geração per capita, composição gravimétrica e massa específica aparente. As ações de intervenção consistiram em palestras, fixação de banners, fixação de adesivos nas lixeiras, gincana solidária e monitoramento da qualidade de segregação na fonte. Constatou-se que o Colégio gera, em média, 1.900 litros de resíduos sólidos por semana, sendo 22,5 % considerados como orgânicos e rejeitos e 77,5 % como recicláveis. Os resultados indicaram que as ações de sensibilização ambiental resultaram na melhoria do processo de segregação dos resíduos, reduzindo o descarte incorreto na fonte, porém não influenciaram nas características físicas dos resíduos.

Publicado

2017-06-20