UTILIZAÇÃO DO PLANTIO DIRETO COMO FORMA DE DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS DA AGRICULTURA SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO

Autores

  • Cláudia Bloisi Vaz Sampaio Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lany Cunha Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Marcos Roberto da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

O presente artigo teve o intuito de levantar informações que permitam verificar a viabilidade da utilização do sistema plantio direto, como tecnologia capaz de proporcionar o manejo adequado do solo e da água reduzindo os riscos de erosão dos solos e da perda de qualidade e quantidade dos recursos hídricos em regiões semi-áridas, bem como aumentar a capacidade de armazenar água no solo. No semi-árido, os solos sem cobertura, o excesso de mobilização e às chuvas intensas em certos períodos promovem impactos negativos, que por sua vez prejudicam os corpos hídricos pelo assoreamento, afetando a quantidade e a qualidade de água. Deste modo, a concepção de sustentabilidade (década de 70), trouxe uma maneira de enxergar a agricultura mais racional, destacando a conservação dos recursos naturais, promovendo um grande salto na qualidade e na forma de se cultivar a terra, aliado a concepção da visão sistêmica.  Neste trabalho ficou claro que a participação das secretarias de agricultura e o empenho dos órgãos de pesquisa e extensão representam peças fundamentais quando se trata em incentivo a esta forma de produção no semi-árido, de certa forma o poder público, deve atuar (gerenciar e planejar) para mitigar os impactos na agricultura. 

Biografia do Autor

Cláudia Bloisi Vaz Sampaio, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1987), possui Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Água e Solo pela Faculdade de Engenharia Agrícola/UNICAMP (2006). É atualmente Professor Associado I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Planejamento de Uso da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Ciência da Água e do Solo, Manejo de Bacia Hidrográfica, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Atualmente coordena a Área das Tecnologias Ambientais (ATAM) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB.

Lany Cunha Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em andamento em Engenharia Sanitária e Ambiental. 
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

Marcos Roberto da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Alfenas (1994), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, mecanização, conservação de solo, semeadora-adubadora de precisão e mecanização conservacionista.

 

Publicado

2017-06-20