EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO CAPACITAÇÃO DE AGENTES TRANSFORMADORES NA TEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Autores

  • Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Edson Henrique Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Claudia Duarte Pinheiro Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A educação ambiental está prevista como instrumento na Política Nacional de Resíduos Sólidos -PNRS, entretanto, infelizmente, na atualidade demonstram-se resultados preocupantes, pois o modelo atual de produção e consumo é cada vez mais exacerbado e, por consequência, há uma maior quantidade de descarte de resíduos sólidos. O presente trabalho visa dissertar sobre a relação entre a Política Nacional de Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos como integrantes da Política Nacional do Meio Ambiente. Em um segundo momento discute-se a utilização da educação ambiental crítica ao tratar sobre a temática dos resíduos sólidos, em específico sobre o descarte em fundos de vale, ou seja, áreas de preservação permanente, com as crianças do projeto do apoio sócio educativo da Casa do Caminho em Londrina-Paraná, cujo objetivo geral é desenvolver uma metodologia para promover e consolidar ações de educação ambiental tendo como foco de ação a temática sobre resíduos sólidos. A metodologia utilizada por meio da investigação/ação, parte de uma concepção crítica da educação ambiental com base na prática educativa de Paulo Freire (método dialógico e participativo). Verifica-se ao final do trabalho o desenvolvimento de uma visão integrada do meio ambiente, buscando soluções para os problemas referentes aos resíduos sólidos. A educação ambiental, a partir de uma concepção crítica, oferece a capacitação de agentes críticos, aptos a tomarem decisões e agirem, de maneira individual e coletiva, frente aos problemas sócio ambientais com os quais se veem confrontados diariamente, tornando-os capazes de promover transformações.

Biografia do Autor

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Aluna regular no Programa de Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista CAPES. Especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Centro Universitário Estácio Uniseb. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina, Técnico em Meio Ambiente pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Teologia e Ciências- FATEC. Graduada em Direito pela Faculdade Norte Paranaense.  

Edson Henrique Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Aluno da Especialização em Economia Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina. Aluno especial do mestrado em Economia Regional. Analista Ambiental na empresa Reciclagem Paraná de Rolândia/PR. Tem experiência em resíduos sólidos, identificação de espécies arbóreas em áreas de APP, monitoramento de áreas degradadas e arborização urbana.

 

Ana Claudia Duarte Pinheiro, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Direito Ambiental e Urbanístico e de Direito Financeiro do curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do curso de especialização em Direito Ambiental da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda, aluna do curso de Doutorado em Geografia: Dinâmica Socioambiental da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2017-06-20