PROGRAMA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS “CADÊ O LIXO QUE ESTAVA AQUI?”: UMA CONTRIBUIÇÃO AO IDEÁRIO AMBIENTALISTA BRASILEIRO
Resumo
A Educação Ambiental emerge como uma “razão de ser”, como uma responsabilidade ética e uma “forma de conhecer” ou “intervir” num contexto de percepção e reflexão relativas às causas e consequências da chamada crise ambiental e civilizatória. Sintonizada à gama de iniciativas e práticas de educação ambiental, tem-se a busca por modelo de educação que forme sujeitos capazes de dar conta da crise socioambiental, pautada pela transformação social, superação das desigualdades e pela superação da dicotomia homem-natureza. Este artigo visa compartilhar a experiência do Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?”, uma prática de educação desenvolvida pelo Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no que diz respeito aos seus objetivos, às suas responsabilidades e ao diálogo, sobretudo, com os sistemas educacionais formais de ensino. O Programa de Oficinas Pedagógicas representa também o esforço de materializar e aprofundar as ideais contidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos instituído pela Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, ao elencar como suas temáticas o consumo, os resíduos e suas intrínsecas relações. Ao entender o consumo e os resíduos como elementos de um mesmo processo e com atos coletivos, busca fomentar por meio do diálogo e trocas de saberes, uma ação cidadã potencializadora de transformações socioambientais.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais