EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RESPOSTA PARA O PROBLEMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Autores

Resumo

A Revolução Industrial foi um grande marco de desenvolvimento econômico e social, porém ao mesmo tempo trouxe grandes dificuldades. Com o crescimento acelerado e sem planejamento dos centros urbanos ao longo dos anos, a deposição dos resíduos sólidos tornou-se um problema cada vez maior, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Na grande maioria dos municípios brasileiros, um dos grandes desafios urbanos é solucionar o problema da disposição de resíduos sólidos em áreas inadequadas, em busca do bem-estar social e qualidade ambiental, baseados no conceito de sustentabilidade. O presente estudo teve como objetivo fazer uma análise da eficiência do projeto Ponto Vivo, do município de Jaboatão dos Guararapes, na erradicação dos pontos inadequados de acúmulo de resíduos em suas comunidades, através de ações de educação e sensibilização ambiental. Nota-se que a transformação através da educação ambiental é um processo lento. Leva um certo tempo para que se consiga ver os resultados, pois estes dependem da mudança de hábito. Mas, a partir do momento que as pessoas conseguem visualizar as consequências de suas ações, há realmente a conscientização do problema e assim as mudanças começam a aparecer.

Biografia do Autor

Priscila Lemos Vieira, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Engenheira Agrícola e Ambiental formada pela UFRPE (2015), Graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e pesquisadora do Grupo de Gestão Ambiental de Pernambuco (GAMPE/UFRPE). Atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, resíduos sólidos, semiárido, impacto ambiental e metais pesados. Presidente do VI Epersol e IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos

Leocadia Cordeiro Beltrame, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheira química (FURB), com mestrado e doutorado em engenharia química (UFRN). Atuou em indústrias química e de alimentos e atualmente é Professora do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE.

Publicado

2017-06-20