LEVANTAMENTO AMBIENTAL, COM FOCO NO COMBATE E PREVENÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, DA ILHA POMBEBA, BAÍA DA GUANABARA, RIO DE JANEIRO – RJ, PROJETO BAÍA SEM LIXO.

Autores

  • Bruna Vieira de Medeiros Instituto Ambiente em Movimento/Prooceano
  • Vinícius Pinheiro Palermo Vinícius Palermo, Instituto Ambiente em Movimento/Prooceano
  • André Ribeiro Rezende André Ribeiro, Prooceano.

Resumo

A ilha Pombeba território de aproximadamente 98000m² formado por sucessivas dragagens do passado, cujos sedimentos ali foram depositados, concentra grande quantidade de lixo sólido flutuante que deriva nas águas da Baía da Guanabara e no entorno da ilha se acumula, conhecida também como “a ilha de lixo” reflete o mosaico de agressões sofridos pela Baía da Guanabara nas últimas décadas. A presença do Canal do Mangue, grande contribuinte de esgoto, cuja foz situa-se em frente a face oeste da ilha e de “geotubes” rompidos, provenientes de uma última dragagem para aumento de canal de navegeção portuário, revelam a elevada insalubridade da ilha. A atuação de combate aos resíduos na ilha, com o aproveitamento do sistema de ecobarcos, que coletam resíduos sólidos flutuantes na Baía, bem como a adoção de medidas preventivas, como a utilização de ecobarreiras, o envolvimento com cooperativas de catadores e a inserção dos catadores locais pode reduzir o tempo de retirada desses resíduos e ainda gerar renda a partir da sua destinação adequada. O envolvimento dos usuários da Baía, do Porto do Rio de Janeiro, de Instituições civis, educativas, privadas (logística reversa) e públicas nestas ações pode contribuir para a redução destes passivos e melhoria da qualidade ambiental da ilha e da Baía da Guanabara como um todo.

Biografia do Autor

Bruna Vieira de Medeiros, Instituto Ambiente em Movimento/Prooceano

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, integra a equipe de supervisão e gestão do Ecobarcos pelo Projeto Baía sem Lixo, Baía da Guanabara, Rio de Janeiro através de contrato estabelecido entre o Instituto Estadual do Ambiente e Prooceano - Serviço Oceanográfico e Ambiental, em parceria com o Instituto Ambiente em Movimento.

Vinícius Pinheiro Palermo, Vinícius Palermo, Instituto Ambiente em Movimento/Prooceano

Oceanógrafo, mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Coordena os serviços de gestão e supervisão dos Ecobarcos, do Projeto Baía sem Lixo, Baía da Guanabara, Rio de Janeiro através de contrato estabelecido entre o Instituto Estadual do Ambiente e Prooceano - Serviço Oceanográfico e Ambiental, em parceria com o Instituto Ambiente em Movimento.

André Ribeiro Rezende, André Ribeiro, Prooceano.

Oceanógrafo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. integra a equipe de supervisão e gestão do Ecobarcos pelo Projeto Baía sem Lixo, Baía da Guanabara, Rio de Janeiro através de contrato estabelecido entre o Instituto Estadual do Ambiente e Prooceano - Serviço Oceanográfico e Ambiental.

Publicado

2017-06-20