PROPOSTA DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS GERADOS NAS ETAPAS DE SINTERIZAÇÃO (SINTERIZAÇÃO (QUEIMA)), INSPEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO, EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA. MARABÁ–PA

Autores

  • Antônio Pereira Júnior Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0003-0279-1099
  • Magda Tayane Abraão de Brito Universidade do Estado do Pará
  • Rayssa Bezerra Silva Universidade do Estado do Pará
  • Emmanuelle Rodrigues Pereira Universidade do Estado do Pará

Resumo

O ramo da construção civil é o maior consumidor das indústrias de cerâmica vermelha produtoras de tijolos, telhas e lajotas, as quais geram quantidades consideráveis de resíduos durante o processo produtivo, e não são gerenciados adequadamente pelas empresas produtoras, pois, são dispostos de modo incorreto nas áreas dos próprios empreendimento. O objetivo dessa pesquisa é propor um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para etapas de sinterização/queima, inspeção e classificação em uma indústria de cerâmica vermelha situada na Rodovia Transamazônica, km 08, Vila São José, Marabá-PA. Atualmente, a empresa pesquisada, opera com 8 fornos em funcionamento e produz tijolos (15x20 cm, 20x20 cm, 20x30 cm), telhas (15x4 cm) e lajotas (11x20 cm) e, com isso, gera grande quantidade de resíduos de produção, que foram classificados de acordo com a Norma ABNT 10.004:2004. A metodologia adotada foi a observativa, sistemática, direta, participativa. Os dados obtidos indicaram que os resíduos identificados, foram os provenientes da quebra dos produtos pós-sinterização (queima), inspeção e controle, e as cinzas geradas, são oriundas da combustão incompleta do pó de serragem utilizado como combustível nos fornos. Ambos, apresentam destinação e disposição final inadequada, ou seja, a céu aberto e em contato direto com o solo. Por isso, há necessidade da elaboração de um PGRS para indústria de cerâmica vermelha, que é importante para diminuir a geração de resíduos, garantir a adequada destinação e disposição final dos mesmos e contribuir para redução de custos, desperdícios, e benefícios, tanto no meio econômico quanto social e ambiental.

Biografia do Autor

Antônio Pereira Júnior, Universidade do Estado do Pará

Biólogo, especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental; Mestrado em Ciências Ambientais.

Publicado

2017-06-20