VERMICOMPOSTAGEM: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA

Autores

Resumo

O presente artigo aborda acerca da vermicompostagem, processo pelo qual se utiliza minhocas para compostagem de resíduos orgânicos, tanto de origem animal quanto vegetal. O objetivo é apresentar a vermicompostagem como um processo alternativo para reutilização de resíduos orgânicos aos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – EEEFM “Primo Bitti” em Aracruz/ES. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de como é feito o descarte ou o destino dos resíduos orgânicos por estes alunos na escola e em suas residências. Em outra etapa, utilizamos os resíduos orgânicos gerados pela cozinha desta escola em uma vermicomposteira por um período estipulado, e apresentamos os dados obtidos aos alunos. Com a participação destes mesmos alunos, implantamos uma vermicomposteira na referida escola. Desta forma, buscamos contribuir com a temática Educação Ambiental, sensibilizando os alunos quanto a importância do reaproveitamento dos resíduos orgânicos, almejando que esta prática se externe para além dos muros escolares.

Biografia do Autor

Leonardo Reis Milagres, Faculdade Vale do Cricaré - FVC

Licenciado pleno em Letras Português / Inglês e Filosofia. Formação Técnica em Contabilidade e Informática. MBA-Profissional em Gestão de RH. Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus/ES. Especialização em Filosofia e Sociologia da Educação. Especialização em Educação Ambiental. Membro da AME-ES - Associação de Meliponicultores do Espírito Santo.

Luana Frigulha Guisso, Faculdade Vale do Cricaré – FVC – São Mateus/ES

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitações em: Supervisão Escolar, Educação Infantil e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz (2001). Doutoranda em História Social das Relações Políticas pela UFES - Unversidade Federal do Espírito Santo. Especialista pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz em: Psicopedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia Empresarial. Mestre em Educação Ambiental pela Faculdade de Aracruz. Atualmente é Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré de São Mateus (ES), Professora de Didática Geral do curso superior de Educação Física da Faculdade Vale do Cricaré de São Mateus (ES), e Servidora Pública Municipal de Aracruz.

Publicado

2017-06-20