GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ZOOBOTÂNICO ARRUDA CÂMARA (BICA) EM JOÃO PESSOA: PELA VALORIZAÇÃO DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE
Resumo
Gerenciar resíduos sólidos tem sido tema desafiador em áreas urbanas, desde os setores públicos até os espaços domiciliares. Esse gerenciamento, por sua vez, requer aplicação de técnicas e desenvolvimento de processos educativos junto à comunidade- considerando que no cenário atual o descarte incorreto dos resíduos está associado também com a saúde pública. O presente trabalho buscou analisar e intervir no gerenciamento de resíduos sólidos no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (BICA), considerando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de João Pessoa/PB. Baseando-se na pesquisa qualitativa, foi desenvolvido entre maio e dezembro de 2017, tendo como método a pesquisa-ação. Ações em Educação Ambiental foram implementadas, tanto com os funcionários do Parque- promovendo gestão participativa e buscando atender as demandas emergentes- quanto com o público visitante, pelo processo de alfabetização ecológica. As atividades de cunho pedagógico em Educação Ambiental desenvolvidas tiveram como base o processo de alfabetização ecológica. Como estações de gestão de resíduos propriamente ditas, foram instaladas composteiras para gerenciamento de resíduos orgânicos; PEV’s (Pontos de Entrega Voluntários) e lixeiras seletoras em pontos estratégicos do parque. Estas ações integradas tiveram objetivo de empoderar os envolvidos no parque para que permaneçam buscando o senso de responsabilidade socioambiental neste espaço. O projeto permitiu a viabilidade de melhorias no cenário ambiental quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos, reduzindo a possiblidade de danos ambientais- além da higienização, que reflete a possibilidade de doenças causadas por vetores relacionados ao acondicionamento incorreto dos resíduos.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos; BICA; Educação Ambiental.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais