ATIVIDADE LÚDICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CASA DO CAMINHO - LONDRINA/PR

Autores

  • Edson Henrique Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiane Silveira Faculdade Pitágoras de Londrina
  • Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste trabalho são descritas as ações da atividade lúdica de educação ambiental não formal, realizada com as crianças do projeto, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na Casa do Caminho, Londrina/PR, sobre a importância da coleta seletiva na gestão de resíduos sólidos. O objetivo desta atividade lúdica envolveu 30 crianças com idades que variavam dos 07 aos 14 anos, consiste na realização de um Caça ao Tesouro Ecológico, com a atividade deu-se às crianças a oportunidade de compreensão sobre a importância da coleta seletiva e de sua participação individual no processo de mudança cultural e de sensibilização ambiental frente à sociedade. O que se observou é que muitas crianças já estão familiarizadas com a temática dos resíduos sólidos, através da contribuição de outros estudos já realizados.

Palavras-chave: Educação ambiental; Coleta seletiva; Resíduos sólidos.

Biografia do Autor

Edson Henrique Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2016). Aluno da Especialização em Economia Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Cursou a disciplina de Economia Ambiental e Ecologia como aluno especial do mestrado em Economia Regional-UEL (2017). Mestrando em Bioenergia pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Tem experiência em Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Monitoramento de Áreas Degradadas e Arborização Urbana. CREA-PR 166619/D.

Cristiane Silveira, Faculdade Pitágoras de Londrina

Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento na Universidade Estadual de Londrina (2012), pós-graduada em Docência no Ensino Superior (2013), possui graduação em Tecnologia em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Medianeira (2009), e em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras Londrina (2016). Atualmente atua como Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e docente dos cursos de Engenharia Ambiental, Mecânica, Civil, Elétrica e Produção.Tem experiência nas áreas de Efluentes Líquidos, Qualidade e Tratamento de Água, Saneamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Monitoramento, Tratamento de Poluentes Atmosféricos, Auditoria e Licenciamento Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental.

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestra em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista CAPES. Aluna da especialização em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Centro Universitário Estácio Uniseb. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina, Técnico em Meio Ambiente pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Teologia e Ciências- FATEC. Graduada em Direito pela Faculdade Norte Paranaense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Educação Ambiental. Professora convidada do curso de especialização em Direito Ambiental da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2018-06-27