Inscrições   CIEducA | 12FIRS

       

      Instituto Venturi Para Estudos Ambientais promove Formação de Professores-Multiplicadores em Educação Ambiental Formal

      Com objetivo de formar professores-multiplicadores em Educação Ambiental Formal, visando a implantação da mesma no currículo das escolas, o Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), por meio do seu Departamento Pedagógico, iniciou nesta segunda-feira, 22 de março, a Formação em Educação Ambiental para os professores da Rede Estadual de Ensino, que se estenderá até 21 de dezembro. 

       


      Estão sendo ofertadas 36 turmas distribuídas em três trimestres, com carga horária de 110 horas por turma, pelo Portal de Educação Continuada do Instituto Venturi, com aulas ao vivo. Além desta, mais duas formações complementares estão sendo conduzidas por outros parceiros da SEDUC. 


      O instituto Akatu irá disponibilizar um curso de 40 horas por meio da plataforma Edukatu e a RGE irá oferecer 40 horas também por meio de plataforma própria. As formações irão abordar o consumo consciente, a destinação correta dos resíduos e sua relação com a economia, eficiência energética, dentre outros temas contemporâneos de interesse. 

       

      A Assessoria de Educação Ambiental da SEDUC, juntamente com as Coordenadorias Regionais da Educação - CRE acompanharão todas as formações.  Todos juntos para uma grande Formação! 

      O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Cezar Miola, pontuou a necessidade do investimento na formação dos professores, destacando-os como verdadeiros instrumentos de multiplicação do conhecimento. "No contexto atual, de avanços e retrocessos, a formação de cidadãos preocupados com os problemas ambientais constitui um grande desafio. E a educação ambiental é o principal mecanismo para concretizar o acesso à informação, ao conhecimento e à conscientização de práticas que irão garantir a sustentabilidade das presentes e futuras gerações", disse.


      Parceiros pela Educação Ambiental

       

      De acordo com a presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, Arlinda Cézar, este é um projeto fundamental para o futuro da educação no Estado, que construirá aprendizagens significativas para toda comunidade escolar do Rio Grande do Sul. "Temos como missão alcançar 2.400 escolas estaduais, cerca de 39 mil professores, 825 mil alunos, além de técnicos", declara.

      A Analista de Eficiência Energética da RGE, Letícia Dotta Rech, salienta o alinhamento de valores de ambas instituições ponderando que projetos como este são de suma importância para a difusão da cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável na comunidade escolar.

      "A capacitação de professores promove a integração entre os participantes, debatendo sobre conceitos científicos e reforçando a importância do protagonismo dos alunos”, conta Letícia.

      A gerente de educação do Instituto Akatu, Denise Conselheiro, afirma que a parceria com a Seduc busca estimular a aprendizagem sobre o consumo consciente e sustentabilidade nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, através da utilização da plataforma do Edukatu e de seus materiais lúdicos e interativos.

      "A proposta do Edukatu, que conta com o apoio da Braskem, é que cada participante do projeto seja um multiplicador, usando o espaço da rede para compartilhar e ampliar, de forma colaborativa, o debate sobre consumo consciente, sustentabilidade e economia circular”, explica.

      Please publish modules in offcanvas position.