Notícias

      Instituto Venturi Para Estudos Ambientais promoveu a exposição “A mágica da reciclagem” no saguão do prédio A do Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter Campus Zona Sul. O evento ocorreu de 21 a 24 de novembro, dentro do Projeto Reciclar é Fazer Mágica.

      Parceiros

      A parceria Uniritter-Instituto Ventuti surgiu por iniciativa de Ana Clara Lauffer e Mônica Ribeiro, alunas no curso de Relações Públicas, que conta com uma disciplina intitulada “Comunicação com o Terceiro Setor”, ministrada pelo professor Marcelo Tavares.

      Nessa disciplina os alunos devem desenvolvem atividades junto a instituições de terceiro setor,sendo a razão de terem escolhido o Instituto Venturi, por seu programa de educação ambiental, trazendo-o para dentro da Uniritter.

      No último dia da exposição, 24/11, a bióloga Arlinda Cézar, presidente do Instituto Venturi, participou de um bate-papo com os alunos, tirando dúvidas e partilhando conhecimentos, abordando tanto processos como valores da atividade.

      IMAGEM 2

      Aprendendo sobre reciclagem


      banner

       
       
      O mote da exposição foi trazer a alunos e profissionais elementos do processo de reciclagem de embalagens PET e mapear o nível de conhecimento dentro da Uniritter sobre o que é educação ambiental. Esse mapeamento foi feito através de uma pesquisa onde os participantes responderam questões, tanto de múltipla escolha como dissertativas, sobre o tema.
       
      Os resultados demonstraram que,apesar de cerca de 90% dos respondentes declararem comprar produtos em embalagem plástica PET em uma média de 2 vezes por semana, 76,7% desconhecem o significado do símbolo que aparece na embalagem. Já 63,6% dos domicílios dos respondentes possuem local para o descarte correto dos resíduos, enquanto 24,2% declararam não possuir o hábito de descartar corretamente suas embalagens PET.
       
      O mapeamento revelou que há uma percepção equivocada quanto ao que vem a ser uma embalagem reciclável e uma reciclada. Quando perguntados sobre os elos da Cadeia Produtiva da Reciclagem, apenas 21,9% fizeram a identificação correta. No entanto, na pergunta “o quão importante você considera a preservação ambiental?” todos concordaram ser um aspecto relevante e a maioria (87,9%) considera a questão muito importante.

       

       

      Caminho ainda por trilhar

      Os resultados mostraram que o público de nível universitário tem pouco conhecimento sobre educação ambiental e seu papel na cadeia de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

      Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que data de 2010, ter incorporado a Política Nacional de Educação Ambiental, que já existe desde 1999, isso por si só não resolve essa equação.

      O trabalho serviu para realçar a importância das instituições de ensino superior na qualificação da visão dos seus acadêmicos para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos possa num futuro próximo ter seus princípios e objetivos refletidos no mundo real.

      IMAGEM 3
      Você pode conhecer mais sobre o Programa Reciclar é Fazer Mágica acessando https://reciclarefazermagica.com.br/