Agenda de Cursos

      ESG - Environmental, Social e Governance

      ESG - Environmental, Social e Governance

      O que é Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG)?
      Neste curso você vai compreender que Governança Ambiental, Social e Corporativa refere-se a um conjunto de padrões para as operações de uma empresa que os investidores socialmente conscientes usam para avaliar os investimentos potenciais.
      Os critérios ambientais consideram o desempenho de uma empresa como zeladora da natureza. Os critérios sociais examinam como ela gerencia os relacionamentos com funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades onde atua. A governança lida com a liderança da empresa, remuneração de executivos, auditorias, controles internos e direitos dos acionistas.
      Esses critérios ajudam a determinar melhor o desempenho financeiro futuro das empresas, são uma forma cada vez mais popular dos investidores avaliarem as empresas nas quais desejam investir. Também podem ajudar os investidores a evitar empresas que possam representar um risco financeiro maior devido a suas práticas ambientais ou outras. 

       

      Público-Alvo

      Profissionais de todas as áreas.

      Período

      O curso possui uma carga horária de 8 horas, distribuídas em quatro encontros.

      Datas: 06, 13, 20 e 27 de junho

      Horário: 19h às 21h

      Programa

      Aula 1 
      • História
      • O que é e como surgiu
      • Princípios
      • Aplicabilidade

      Atividades: Porque ESG? Como é hoje abordado o tema da ESG na minha empresa? Porque? O que fazer para mudar/melhorar?

      Aula 2
      • O E – Environmental
      • O S – Social
      • O G – Governance
      • O ESG e os ODS

      Atividades: Estudo de Cases ESG?

      Aula 3
      • Investimento Social e ESG

      Atividades: Porque investir em ESG?

      Aula 4
      • Indicadores ESG

      Atividades: Como avaliar a ESG?


      Sobre os professores

      Ricardo Franceschini Oliani
      Especialista em Sustentabilidade com ênfase em Mudanças Climáticas, Gestão de Resíduos e Consumo Consciente, com estudos nas áreas de Economia Circular, Gerenciamento de Resíduos, Construção de Indicadores para Cidades Inteligentes e Avaliação e Sistematização de Projetos Sociais. Publicitário e Administrador de formação atuando na área comunicação e treinamento, com mais de 20 anos de experiência na criação e condução de cursos, vivências e aplicação de jogos e dinâmicas customizados para temas socio econômico ambientais. Trabalhoa ativamente na disseminação dos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável os Princípios do Pacto Global.

      Foi responsável pela desenvolvimento de ferramentas para a Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos (ODS 12), Indicadores para Cidades Inteligentes (ODS 11), Articulação com empresas, governo e entidades do terceiro setor em prol do Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) e Fomento ao empreendedorismo com foco na inovação, pesquisa e desenvolvimento sustentável (ODS 9).

      Como consultor, presta serviços aos mais variados setores na área de gamificação de processos com mais de uma centena de jogos e dinâmicas criado e aplicados e fomento ao empreendedorismo de impacto social, por meio de mentorias, participação em programas de aceleração com foco na formação de jovens lideranças em prol do desenvolvimento sustentável.

      É especialista em Problemas Complexos e na construção de planejamentos colaborativos para sua resolução. Desevolve projetos na área de energias renováveis (biomassa), saneamento básico desconectado e minimização de impactos ambientais com o uso de produtos naturais.

      Rosângela Melatto

      Doutoranda em Engenharia de Produção, mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis com estudos nas áreas de Economia Circular, Indústria 4.0, gestão de ESG e investimento de bancos multilaterais. Engenheira Química e executiva da área de Responsabilidade Corporativa e Comunicação, com mais de 20 anos de experiência que aconteceram em organizações líderes em seus mercados de atuação, com foco em tecnologia. Trabalha ativamente para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

      Foi responsável pelo desenvolvimento e condução de estratégias assegurar educação de qualidade inclusiva e equitativa e de qualidade (ODS 4), alcançar igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas (ODS 5), promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente (ODS 8), redução da desigualdade dentro de países da América Latina e entre eles (ODS10), promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável (ODS 16) e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (ODS 17) Como consultora, presta serviços a empresas, entidades governamentais, organizações sem fins lucrativos como Instituto Dom Bosco (gestão e captação de recursos) e Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pela Sustentabilidade, da qual é diretora presidente voluntária.

      Organiza media painéis sobre o Tema Valor Compartilhado em entidades como a FIESP e instituições educacionais, como a PUC Campinas. É especialista em gestão de ESG e construção de políticas de relacionamento com stakeholders. Desenvolve projetos estratégicos, colabora com a implementação, avaliação e comunicação dos mesmos

      Informações do Evento

      Data de abertura do evento 06-06-2022
      Data de encerramento do evento 27-06-2022
      Inscritos 1
      Preço Individual 580
      Local Evento On-Line
      BRL580,00