A primeira edição da Conferência Internacional de Educação Ambiental aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro de 2019 e teve como objetivo geral criar um espaço para reflexão sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando os 20 anos da política nacional de educação ambiental, com vistas à formação de perspectivas e estratégias futuras.
Confira aqui as apresentações que ocorreram nestes dois dias evento.
No dia 18 de Novembro a primeira mesa trouxe Eduardo Alonso Dutra, Dirección de Medio Ambiente, Intendencia de Maldonado/Uruguai; Ana Lúcia Tostes de Aquino Leite, ex-Diretora do Programa Nacional de Educação Ambiental; Patrícia Mairesse da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul; e Izabel Barcelar Zaneti, da Universidade de Brasília. O tema discutido foi “Educação Ambiental e Políticas Públicas” com mediação de Sérgio Pessôa, do Instituto Venturi.
Confira as apresentações:
- Diferença entre gestão ambiental e educação ambiental - Eduardo Dutra Intendencia de Maldonado - Uruguay (conteúdo em espanhol)
- Transversalidades | Educação Ambiental - Patricia Mairesse
- Educação Ambiental e Políticas Públicas - Profa. Dra. Izabel Zaneti
A segunda mesa trouxe uma discussão sobre “O papel e os desafios da Educação Ambiental formal”. Para debater o assunto foram convidados Rosana Louro Ferreira Silva, da Universidade de São Paulo; Luis Eduardo Salvatore, do Instituto Brasil Solidário; e Elizabeth da Conceição Santos, da Universidade do Estado do Amazonas.
Confira as apresentações:
- Educação Ambiental Formal - Arlinda Cezar Matos
- Vídeo IBS em Sobral - apresentado por Luis Eduardo Salvatore
No dia 19 de Novembro na primeira mesa, coordenada por Francisco Biazini, da Rede Resíduo, foram três apresentações sobre o tema “Educação Ambiental no processo de Gestão Ambiental”. As discussões foram conduzidas por Daniela Camargo, do Simplás; Francisco Oliveira, da Ecos da Natureza; e Maria Vitória Ferrari, da Universidade de Brasília.
Confira as apresentações:
- A Educação Ambiental é a base para um mundo sustentável - MSc. Francisco Oliveira e MSc. Rodrigo Oliveira
- Educação Ambiental Empresarial nos processos de Certificação Ambiental - a origem - Maria Vitória Ferrari
- Plástico do Bem - Simplás - Daniela Camargo
- Logística Reversa Inteligente - Green Mining
A segunda mesa do dia abordou um dos temas da Carta de Brasília para Educação Ambiental: “Educação Ambiental, Ética e Formação da Cidadania: Educação, Comunicação e Informação da sociedade”. A presidente do Instituto Venturi, Arlinda Cézar, coordenou o debate que contou com a participação de Paula Correa Henning, da FURG/RS; Maluh Barciotte, da Escola Andante; e Sabrina Amaral, da SMED/Taquara.
Confira as apresentações:
- O que é um mundo e uma sociedade saudável e sustentável - Maluh Barciote
- Educação Ambiental na Mídia Brasileira - Profa. Dra. Paula Henning
- Educação Ambiental, Ética e Formação da Cidadania: Educação, Comunicação e Informação da sociedade - Sabrina AmaralEducação, Comunicação e Informação da sociedade - Sabrina Amaral
Para encerrar os trabalhos da manhã, a discussão girou em torno do tema “Educação Ambiental e as vertentes do Desenvolvimento Sustentável”. Francisco Biazini Filho, da Rede Resíduo; Josiane Campos de Oliveira Aguiar, da Universidade de Brasília; e Rose Floriano do Instituto Venturi participaram da última mesa, coordenada por Carlos Moraes, da UNISINOS.
Confira as apresentações:
- Educação Ambiental e as Vertentes do Desenvolvimento Sustentável - Francisco Biazini
- Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído - Josiane Campos
- Sistema B: Negócios com propósito - Rose Floriano