Programação

 PRIMEIRO DIA (quinta-feira, 1º/06)
8h30  CERIMÔNIA DE ABERTURA
10h00

Mesa 1: RUMO À SUSTENTABILIDADE: PROJETOS NORTEADORES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BENTO GONÇALVES/RS

Apresentação dos cases das escolas municipais de Bento Gonçalves/RS baseados na sustentabilidade, preconizando a visibilidade e o olhar avaliativo das propostas de projetos pedagógicos norteadores. Com uma temática voltada à sustentabilidade e ao engajamento para com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de favorecer o cumprimento da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em vista as exigências e desafios que as mudanças sociais e tecnológicas do mundo atual têm dirigido à educação.

Conferencistas: Equipe da SMED-BG

11h00

Mesa 2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA

Coordenação: Profa. Dra. Izabel Zanetti, UnB

Apresentação das ações desenvolvidas pela CRVR e CORSAN que refletem suas preocupações e responsabilidades para com o meio ambiente e as pessoas que os seus negócios impactam direta ou indiretamente. Incluindo iniciativas voltadas para os seus públicos internos, externos e projetos em benefício da sociedade, por meio da Educação Ambiental.

Conferencistas:
Representante da CRVR
Representante da Corsan

12h00 Intervalo para o almoço
13h30

Mesa 3: A ESCOLA NA ECONOMIA CIRCULAR

Coordenação: Arlinda Cézar, Instituto Venturi

Nesta mesa serão discutidos temas como a Educação Ambiental como instrumento de mudança de comportamento; a importância do Consumo Consciente para a Economia Circular; apresentação do modelo de logística reversa com geração de créditos de reciclagem desenvolvido para a Plásticos Bellaforma que coloca a Educação Ambiental no ensino formal como propulsora da Economia Circular; Caso prático da Escola Mestre Santa Bárbara/RS.

Conferencistas:
Christian Silva, Professor da UTFPR
Jeferson Alberton, Gestor do Programa Reciclar é fazer mágica

15h30 Café & Prosa
16h00

Mesa 3: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA

Coordenação: Gina Rizpah Basen (IEE/USP)

Orgânico Zero - Escola Dez
Prof. Alceone Silveira dos Santos
Este projeto já conseguiu eliminar em 100% os resíduos orgânicos de 8 escolas em Pelotas, através da montagem de estruturas de compostagem em seus espaços disponíveis nas áreas externas. Em caso de inexistência de locais apropriados nos pátios, utiliza-se como recurso de contingência um sistema de compostagem vertical que apresenta a mesma efetividade.

Educomunicação pelo viés cinematográfico em associação a metodologia CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente)
Profa. Lúcia Ott - Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Uruguaiana)
Centra-se na comunicação da ciência a partir de um tema de estudo associado a diversos tópicos e/ou assuntos do planejamento das aulas colaborando com a abordagem de ensino CTSA - dessa forma, perceber a importância de as aulas ministradas se “associarem” ao contexto social e/ou questões sociocientíficas e tecnológicas permite evidenciar a utilidade do conhecimento científico, e o seu uso pelas pessoas, e ressalta as vantagens do seu domínio para se ser bem-sucedido. Nesse intuito, os filmes variados, ficção científica, documentários... aparecem nas aulas de ciências compatibilizando-se a sequência didática e, dessa forma, colaborando com a prática pedagógica de ensino e aprendizagem. Assim, tem por objetivo propor uma ferramenta visual com ênfase na educomunicação, aos discentes do ensino básico, na disciplina de Ciências da Natureza/Biologia.

RPG na Escola
Prof. Eduardo de Almeida - Assessor de educação ambiental/SEDUC
Serão apresentados os benefícios do uso do RPG na escola com a metodologia one-shot, mostrando como essa abordagem pode tornar as aulas mais interativas, dinâmicas e engajadoras para os alunos. Serão apresentados exemplos de aventuras que envolvem diferentes disciplinas, mostrando como os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira lúdica e criativa.

Plano de Educação Ambiental de Comitês de Bacias Hidrográficas e Hortas Orgânicas Comunitárias
Markus S.Wolfjdünkell Büdzynkz – Engenheiro Florestal da APEDEMA-RJ; Vera Martins – Arquiteta, Permacultora Agroecológica e Presidente da ACAMPAR-RJ ORGÂNICOS; Yurhii Steinmetz S.W. Budzynkz – Coordenador de Projetos de Inclusão Social da ADEFIMPA-RJ SOCIAL.
Membros da Rede de Agroecologia, Educação Ambiental e Economia Solidária e do Comitê de Bacia Interestadual que abrange os Estados do RJ, MG e SP, apresentarão seus trabalhos desenvolvidos nos temas Recursos Hídricos Regionais, Plano de Educação Ambiental de Comitês de Bacias Hidrográficas e Hortas Orgânicas Comunitárias e Bancos de Mudas e Sementes Crioulas Agroecológicas Comunitárias.

18h00 Encerramento das atividades do dia

 

 SEGUNDO DIA (sexta-feira, 02/06)
 9h00

Mesa 4: EDUCAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Coordenação: Profa. Dra. Maria Vitória Ferrari, UnB

Prof. Dr. Pedro Jacobi (IEE/USP) Doutor em Sociologia e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University (1976). Foi Professor da Faculdade de Educação da USP (1988-2018). É Professor Titular Senior do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenador do PROCAM/USP. Membro do Conselho Estratégico do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Prof. Dr. Christian Luiz da Silva (IEE/USP)
Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Economista, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós- graduação de Tecnologia e Sociedade, do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, da UTFPR.

Profa. Dra. Cristine Santos de Souza da Silva (ULBRA) Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, mestre em Engenharia e Graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas. Possui especialização em Desenvolvimento Sustentável; Neurociência aplicada à aprendizagem; Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD. Professora da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA desde 2013, atuando com perfil multidisciplinar, em disciplinas relacionadas a área do meio ambiente para os cursos de Engenharia, em disciplinas na área de Anatomia Humana para os cursos da Saúde e em disciplinas relacionadas à neurociência da aprendizagem para o curso de pós-graduação em Neuropsicopedagogia. Atua também como Psicopedagoga Institucional e como Psicopedagoga Clínica atuando na avaliação, orientação e acompanhamento de adolescentes e jovens com Transtornos Globais de Desenvolvimento.

12h00 Intervalo para o almoço
13h30

Mesa 5: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA.

Coordenação: Christian Silva

Serão apresentados estudos de caso italianos: pague conforme você joga e taxa divergente. Como usar um modelo de precificação de uso para descarte de resíduos sólidos urbanos para mudar os hábitos dos cidadãos da cidade, aumentar a porcentagem de reciclagem e diminuir a produção total de resíduos; Plataforma global de impacto socioambiental que promove a efetivação dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através de programas inclusivos e inovadores de educação ambiental voltados para comunidades, governos locais, ecossistemas de inovação e organizações que buscam alinhar a pauta ESG na estratégia dos seus negócios.

Conferencistas:

Stefano Ambrosini - CEO da Waste Management Specialist srl e conselheiro municipal em Gardone Riviera com responsabilidade pela ecologia e meio ambiente.

John Würdig - Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, pós-graduado em Saneamento Ambiental, em Políticas Públicas Ambientais e em Educação do Nível Técnico e Superior; perito e consultor ambiental, mentor em negócios de impacto socioambiental e agente de polinização ambiental do Green Thinking Project. Experiência há mais de 20 anos em projetos de educação ambiental. Atua na coordenação do Movimento dos 17 ODS da ONU no RS.

Lucas Fontes - Criador do primeiro e-commerce de surfe no Brasil, a BoardShore; Graduado em Ciências Contábeis e especialista em Green Marketing; Diretor da Whatever na Perestroika POA - Escola de Atividades Criativas; Gerente de Projetos e Inovação na EKT - Ekological Technologies; Gestor de Projetos de Tecnologias Ecológicas para processamento de Resíduos Sólidos; Educador Ambiental no Projeto Conscientiza; Sócio-diretor da Urteco - Urban Technologies; Educador e Curador do Green Thinking Project e Mentor de Startups do TECNOPUC.

Paula Moletta - Engenheira Sanitarista e Ambiental; Fundadora da Ellta Ambiental, negócio de impacto através da mobilização em sustentabilidade; Consultora Lixo Zero Brasil - Porto Alegre desde 2019; Signatária do Movimento ODS RS; Conselheira do Instituto Ambiente e Conservação; Organizadora do Fórum Estadual Municípios Lixo Zero RS, Coordenadora do Zero Waste Lab POA. Mentora de Startups do TECNOPUC; Curadora da Startup Green Thinking Project.

Rodrigo Kaczynski – Engenheiro Civil; Mestre em Engenharia Ambiental pela UOW (Austrália); Sócio, Educador, Palestrante, Curador de Conteúdo da empresa social de Educação Ambiental Green Thinking Project LTDA.; Criador do Projeto Socioeducacional Beyond The Waves Project; Cocriador da Plataforma de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, Love and Action; Autor de Projeto para redução de desperdícios na Construção civil através de sistemas ecológicos pré-fabricados publicado pela UFRGS; Autor de Projeto de Inovação em Construção com tecnologia HempCrete; Responsável pelo Design e Construção da Second Skin Wall em Casa Sustentável premiada na Solar Decathlon Sustainable Buildings (Dubai).

15h30 Café & Prosa
16h00 Entrega do Prêmio Nana Mininni Medina
17h30 Encerramento

 

 

patrocinio

 Corsan logo CRVR logo 

 

apoio

 2  3  4  5  Casa_das_Artes.png

  


8

9
10.png 6.png

 

amense bento20 proamb

 

7

 11 13

 

GLOBALSignatário desde janeiro de 2013.

LOGO OPNRS 3 1
Criamos condições para que a sociedade civil possa monitorar a implantação da PNRS,

ganhadoras do premio

A CIEducA reune profissionais da área ambiental dos setores público e privado para discutir e refletir sobre as práticas da educação ambiental no Brasil.

2LOGO FIRS HORIZONTAL PORTUGUES

O FIRS se consolida como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos.