Sobre o evento
ENSINAR. INSPIRAR. TRANSFORMAR! Com esse espírito a CIEDUCA chega a sua 6ª edição, reunindo educadores e agentes de transformação para troca de experiências e articulação política para a Educação Ambiental voltar a ter representatividade no currículo escolar.
✨ A transformação começa na educação. E a educação ambiental começa por quem acredita no futuro.
A CIEDUCA foi concebida para promover uma reflexão necessária na busca de uma compreensão adequada do tema da Educação Ambiental. O evento reúne especialistas e interessados de diferentes contextos nacionais e internacionais para discutir e analisar os avanços e retrocessos da Educação Ambiental no Brasil para garantir o cumprimento da Lei 9.795, instituída em abril de 1999.
Na sua primeira edição, foi publicado um documento intitulado “Carta de Bento Gonçalves” (CIEDUCA, 2019), que teve como referência a análise do documento “Declaração de Brasília para a Educação Ambiental”, elaborado na I Conferência Nacional de Educação Ambiental em 1997. O resultado dessa reflexão reconheceu a necessidade de uma revisão crítica dos resultados dos programas de Educação Ambiental, para que, com base nesse conjunto de informações, sejam buscadas possibilidades de integração, fortalecimento e melhoria contínua das atividades de EA desenvolvidas no município durante a implementação e revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
A partir de 2024, a Conferência Internacional de Educação Ambiental – CIEDUCA passou a integrar o calendário oficial de eventos do Município de Bento Gonçalves (RS), devido à importância e ao legado significativo que tem deixado para a região.
A Conferência Internacional de Educação Ambiental também inclui o Prêmio Nana Mininni Medina, que destaca os melhores projetos em duas categorias: Educação Ambiental Formal e Educação Ambiental Não Formal. Os projetos submetidos são analisados por uma comissão de avaliadores composta por profissionais atuantes nas áreas abrangidas pelo edital. Inicialmente, são pré-selecionados os 10 melhores projetos, com base no impacto no público – muito significativo, significativo ou pouco significativo. O vencedor de cada categoria recebe um troféu desenvolvido pela artista plástica Jaqueline Noleto.
PROGRAMAÇÃO
DIA 1 | TERÇA-FEIRA
Políticas Públicas, Estado e Diretrizes Curriculares
O primeiro dia estabelece as bases políticas e pedagógicas necessárias para consolidar a Educação Ambiental (EA) de forma permanente no ensino formal brasileiro.
08:00 - Credenciamento e Café de Boas-vindas
09:00 - Mesa 1: Estado vs. Governo: O Grande Desafio da Educação Ambiental
FOCO
Discussão sobre a perenidade das ações ambientais frente às mudanças de gestão. Análise profunda da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as novas diretrizes do PNE – Plano Nacional de Educação (Decênio 2026-2036).
CONFERENCISTAS
• Marcos Sorrentino | Diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (DEA/MMA)
• Cristiane Della Méa Corrales | Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ) do MPRS
• Cezar Miola | Conselheiro do TCE-RS e Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON)
• Arlinda Cezar | Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais
COORDENAÇÃO
Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti | Universidade de Brasília
11:00 - Mesa 2: Matriz de Planejamento Curricular da EA – O Instrumento Pedagógico
FOCO
Como tirar a interdisciplinaridade e a transversalidade do papel. Apresentação do Programa de Educação Semeando Sustentabilidade e estratégias práticas para a formação continuada de professores no ensino formal.
CONFERENCISTAS
• Edson Haetinger | Instituto SLC
• Arlinda Cezar | Coordenadora do Curso de Formação de Professores
• SMED | Município de Luís Eduardo Magalhães (BA)
COORDENAÇÃO
Maria Vitória Duarte Ferrari | Universidade de Brasília
12:30 - Encerramento da Manhã 1
DIA 2 | QUARTA-FEIRA
Da Teoria ao Hábito
O segundo dia oxigena o debate trazendo novos conceitos econômicos e sociais para dentro da sala de aula, mostrando que sustentabilidade e inclusão caminham juntas.
08:00 - Mesa 3: Vitrine de Experiências Práticas
A Força da Rede Pública – As experiências e os resultados das Escolas Municipais de Bento Gonçalves.
FOCO
Debate interdisciplinar sobre como engajar a comunidade escolar (alunos, pais e funcionários) na mudança de comportamento necessária para a transição circular.
COORDENAÇÃO
Josiane Aguiar | Universidade de Brasília
09:50 – Rumo ao Lixo Zero na Prática Escolar – O case implementado no Colégio Marista Champagnat em Porto Alegre (Apresentação de Paula Moleta – Green Thinking).
10:30 – Café & Prosa
11:00 – Mesa 4: Economia Circular e Educação ambiental climática
FOCO
Abordagem integradora sobre como práticas de adaptação climática territorial, resíduo zero, logística reversa e a inclusão socioeconômica de catadores se traduzem em conteúdos e estratégias pedagógicas de alto impacto.
Programa Reciclar é Fazer Mágica: educação, inclusão e transformação pela economia circular.
CONVIDADOS
Jeferson Alberton (ECOCIR); Christian Silva (UTFPR).
Educação ambiental climática: Experiências e casos práticos de adaptação climática em territórios.
CONVIDADA
Lucilene Dancinguer (Vice-presidente da Gaia Social)
COORDENAÇÃO
Arlinda Cezar | Instituto Venturi
12:30 - Encerramento da Manhã 2
DIA 3 | QUINTA-FEIRA
A Escola como Laboratório Vivo
O último dia é dedicado a conhecer quem já está fazendo acontecer. Escolas que transformaram suas estruturas físicas em ferramentas de aprendizado prático e técnico.
08:00 - Mesa 5: O Espaço Físico que Ensina
Breve introdução ao conceito de instituições de ensino funcionando como sistemas fechados de recursos, inclusão, regulação e aprendizagem para a vida.
CASO 1
Sons, Sabores e Sentidos – Territórios Sensoriais como Espaço de Educação Ambiental (Apresentação da SMED de Luís Eduardo Magalhães – BA).
CASO 2
Jogar, aprender e preservar: como os jogos do IBS inspiraram projetos de Educação Ambiental em Catalão/GO e Monte Horebe/PB.
CASO 3
Educação Ambiental por meio de experiência lúdica – jogo de tabuleiro propõe ensinar reciclagem para crianças e famílias.
COORDENAÇÃO
Josiane Aguiar | Universidade de Brasília
10:30 - Café&Prosa
11:00 - Entrega do Prêmio Nana Mininni Medina
12:30 - Encerramento Geral e Fotos Oficiais
ATIVIDADES PARALELAS
• EXIBIÇÃO DE FILMES DO 15º CIRCUITO TELA VERDE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA (MMA)
• VISITAÇÃO AO BIT BUS: Mergulhando no mundo da informática
Faça sua inscrição
A transformação do futuro começa na sala de aula. A 6ª Conferência Internacional de Educação Ambiental convida educadores, gestores e agentes de mudança para um encontro decisivo sobre o papel da sustentabilidade no ensino brasileiro.
Quem acredita no futuro, educa hoje.
Garanta sua vaga no principal palco de discussão sobre o ensino para a sustentabilidade.
Consulte condições especiais de Hospedagem para o Evento clicando aqui.
PRÊMIO NANA MININNI MEDINA | CIEDUCA 2026
O Prêmio Nana Mininni Medina tem como objetivo reconhecer e valorizar as melhores práticas em Educação Ambiental, contemplando duas categorias principais: Educação Ambiental Formal e Educação Ambiental Não-Formal.
Na categoria Educação Ambiental Formal, podem participar práticas desenvolvidas em espaços formais de ensino, sejam eles públicos ou privados, como escolas, universidades e outras instituições educativas. Já na categoria Educação Ambiental Não-Formal, são elegíveis práticas pedagógicas voltadas para a sensibilização coletiva sobre questões ambientais, fomentando a organização comunitária e a participação ativa na preservação do meio ambiente.
As inscrições permanecerão abertas até as 23 horas do dia 22 de junho de 2026.
Participe e ajude a construir um futuro mais sustentável!
Avaliadores do Prêmio Nana Mininni Medina
________________________________________
Arlinda Cezar Matos | Instituto Venturi Para Estudos Ambientais
Christian Luiz da Silva | Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Francisco Luiz Biazini Filho | Instituto Venturi Para Estudos Ambientais
Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti | Universidade de Brasília
Josiane do Socorro Aguiar de Souza de Oliveira Campos | Universidade de Brasília
Lúcia Beatriz Ott Ferreira | Universidade Federal de São Paulo
Marlise Grecco de Souza Silveira | 10 Coordenadoria Regional de Educação RS
Maria Vitória Duarte Ferrari | Universidade de Brasília
Patricia Rochele da Rosa Mairesse de Castro | Secretaria Estadual de Educação RS
LISTA DE PROJETOS FINALISTAS – Prêmio Nana Mininni Medina
|
Nome do Projeto |
Instituição |
Categoria |
|---|---|---|
|
Debaixo do Guarda-chuva: Sou EMI Criança Feliz com Amor |
EMI CRIANÇA FELIZ |
Formal |
|
Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos :uma experiência na APAE de Campina Grande PB |
Universidade Federal de Campina Grande |
Formal |
|
EducaTrilha na Escola |
Instituto de Pesquisas Ambientais |
Formal |
|
Escola Sem Lixo: Educação Ambiental que transforma cuidado em cultura |
Menos é Mais Editora e Consultoria Lixo Zero |
Formal |
|
Escolas Abelhadas |
Associação Gaia Social |
Formal |
|
Movimento Territórios Vivos - Comitê Socioambiental Ruy Alves |
Marista Escola Social Lucia Mayvorne |
Formal |
|
Programa de Extensão Lixo Zero Campus Brasília |
Instituto Federal de Brasília |
Formal |
|
RenovAção |
Associação Gaia Social |
Formal |
|
Trilha Brigadeiro Caparaó |
Caminhantes do Caparaó |
Formal |
|
Vila Verde |
Escola Vila Aprendiz LTDA |
Formal |
|
2ª Corrida Pegada Ambiental |
Instituto Pegada Ambiental |
Não Formal |
|
Agenda Anual da Educação Ambiental: Conectando Ações e Pessoas |
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMMAS |
Não Formal |
|
Bit Bus - Mergulhando no Mundo da Informática |
Instituto Científico e Cultural Bit Bus |
Não Formal |
|
Calendário Ecológico: 25 Anos Semeando Consciência Ambiental |
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMMAS |
Não Formal |
|
Canoas Recicla com a Gente |
Apoena Socioambiental |
Não Formal |
|
Coleção Literária de Educação Ambiental da SEMMAS: Livros que Inspiram Sustentabilidade |
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMMAS |
Não Formal |
|
Naturecycle – conscientizando sobre a circularidade |
Plastiweber |
Não Formal |
|
Programa de Sensibilização e Educação Socioambiental Prof. José Lutzenberger: Escola Amiga do Ambiente |
Fundação Gaia – Legado Lutzenberger |
Não Formal |
|
Programa Esse Rio é Meu - Educação com e por meio de causas para a recuperação, restauração e preservação dos patrimônios hídricos e a transformação dos territórios |
Planetapontocom |
Não Formal |
|
PROJETO CAPI - Capivaras na Ilha |
Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) |
Não Formal |
|
PROJETO PRAIA LIXO ZERO-MATADEIRO, FLORIANÓPOLIS- ALTA TEMPORADA DE 2025/2026 |
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social |
Não Formal |
|
Sistema MonitoraEA de avaliação e monitoramento em Educação Ambiental |
Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental - ANPPEA |
Não Formal |
|
TURMA DO LIXO ZERO: Livros, jogos e músicas para formar uma visão sistêmica sobre resíduos e cultura do cuidado |
Menos é Mais Editora e Consultoria Lixo Zero |
Não Formal |
Parceiros e apoiadores
Realização
Patrocínio
Apoio Acadêmico
Apoio
