O CENÃRIO DO ENSINO DE RESÃDUOS SÓLIDOS EM CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Resumo
Com a grande participação da indústria da construção civil na nossa sociedade e o aumento da preocupação no âmbito da sustentabilidade, a demanda por profissionais de engenharia civil com habilidades especÃficas tem crescido. Com base nisso o ensino de disciplinas focadas na gestão ambiental nos cursos de engenharia civil nas Instituições de Ensino Superior (IES) se torna fundamental na formação do futuro profissional. Inserida no tema da gestão ambiental, a abordagem dos resÃduos sólidos urbanos (RSU) e dos resÃduos de construção e demolição (RCD) é de extrema importância para os alunos e está ganhando cada vez mais espaço nas ementas dos cursos de Engenharia Civil. Desta maneira, este trabalho apresenta um estudo do cenário do ensino de resÃduos sólidos em cursos de engenharia civil nos estados da região Sul do Brasil, com ênfase em RSU e RCD. Avaliaram-se instituições estaduais, federais, estaduais e privadas. Foi possÃvel mensurar o porcentual de horas em que se abordam os temas relacionados aos resÃduos sólidos urbanos e aos resÃduos da construção civil em relação a carga horária total dos cursos. Os resultados mostraram que na média 1,98% da carga horária é destinada para disciplinas que abordem o tema de estudo deste artigo. O estado do Paraná apresentou o maior Ãndice com 3,49%.
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Seção
Instituto Venturi Para Estudos Ambientais