COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS I

  • Tarcísio Valério da Costa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O desenvolvimento sustentável de um país passa necessariamente pelo envolvimento das universidades, com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para seu funcionamento, a universidade demanda recursos naturais como água, energia, circulação de alimentos, manipulação de produtos de laboratórios, produção de resíduos sólidos urbanos, ligação com a fauna e flora, susceptíveis de geração de impactos ambientais caso não tenham um destino ou tratamento ambientalmente correto. O objetivo deste estudo foi analisar o Programa de Coleta Seletiva Solidária dos Resíduos Sólidos da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I, de acordo com a legislação vigente e seus impactos socioambientais. A metodologia conjugou abordagens qualitativas e quantitativas e procedimentos como a pesquisa documental de dados secundários e a observação sistemática, no período de 2016, 2017 e 2018. Como resultado foi identificado uma produção de 66,64 toneladas de material reciclável os quais, o destino nos dois primeiros anos, foi para uma associação de catadores, denominada de ASCARE-JP, beneficiando 22 famílias. Quanto ao aspecto ambiental, houve uma economia de água (m³) e emissão evitadas de gases efeito estufa de (CO2eq), de 0,26 m³ e 0,06 C02eq  (ton) de vidro, 2.044,033 m³ 3 13,62 C02eq (ton) de celulose (papel) 14,90 m³ e 11,39 C02eq  (ton) de plástico, e 29,32 m³ e 4,77 C02eq  (ton) de alumínio. Assim, a coleta seletiva solidária na UFPB, campus I, no âmbito da gestão ambiental, atende a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Biografia do Autor

Tarcísio Valério da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Tarcísio Valério da Costar¹ (tarcisiocosta.pb@gmail.com.br), Palloma Damascena Morais² (pallomamorais92@hotmail.com), Gustavo Ferreira da Costa Lima³ (gust3lima@uol.com.br), Orlando de Cavalcanti Villar Filho4 (villarorlando@hotmail.com) e Victor Carlos de Lima Arruda5 (victorclarruda@hotmail.com).

                                                                                                                       

1 Mestrado pelo Programa de Pós-graduação Regional em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal da Paraíba, campus I.

2 Mestranda no Programa de Pós-graduação Regional em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal da Paraíba, campus I;

3 Prof. Dr. Departamento de Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba;

4 Prof. Dr. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba;

5 Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba.