PANORAMA DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UFSM

  • Doneide Kaufmann Grassi UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Márcia Zampieri Grohmann UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Resumo

Nas universidades a produção de resíduos sólidos é elevada e se os mesmos forem descartados de forma incorreta, poderão trazer sérios problemas ao meio ambiente e à saúde pública. Nesse contexto, se insere a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que, para atender seus deveres legais e cumprir seu papel socioambiental, implantou a Coleta Seletiva Solidária no ano de 2016. O presente estudo teve a finalidade de obter um panorama do Programa Coleta Seletiva Solidária, do ponto de vista das Associações, por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores das Associações habilitadas na Chamada Pública. Essa pesquisa caracterizou-se como qualitativa e para atingir seus objetivos, os constructos utilizados são referentes aos aspectos: sociais, ambientais e organizacionais e às atividades das Associações, subdividindo-se em beneficiamento dos materiais e revenda dos materiais. Como resultados, quanto ao perfil, constatou-se que a grande maioria dos integrantes das Associações são do gênero feminino e a faixa etária ficou compreendida entre 18 e 66 anos de idade; de modo geral, ao se verificar a percepção que as Associações têm da UFSM, os resultados demonstraram que a Coleta Seletiva Solidária não está ocorrendo exatamente como o planejado e, dessa forma, aponta que deverá haver uma melhor conscientização da comunidade universitária.  

Palavras-chave: Coleta seletiva solidária; associação; resíduos sólidos.

Biografia do Autor

Doneide Kaufmann Grassi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Mestranda em Gestão de Organizações Públicas - UFSM
Márcia Zampieri Grohmann, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutorado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Ensino e Aprendizagem em Administração, Comportamento do Consumidor, Marketing, Inovação e Sustentabilidade.

Linha de Pesquisa: Interfaces das Organizações Públicas, Pessoas e Sociedade.

Publicado
2018-06-27