A Coleta Seletiva de Resíduos como Ferramenta de Inclusão da Educação Ambiental no Ensino Fundamental

Autores

  • Camila M. Volpe Mialichi Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Carmenlucia Santos Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Ângela M. Aparecida Albino Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Resumo

Este trabalho evidencia, que crianças de todas as idades são capazes de aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente, e o quanto se faz necessária a mudança de hábitos, despertando em cada criança o prazer em contribuir, e em fazer com que outros também contribuam, para vivermos em um planeta melhor. O estudo foi realizado em um colégio no município de Paulínia, no Estado de São Paulo, com alunos de 1ª a 8ª série, os quais tiveram aulas de educação ambiental abordando diversos temas da área de meio ambiente. Também foi introduzido um programa de coleta seletiva no colégio e, ao final do ano letivo, foi realizada uma mostra de ciências, na qual projetos da área de meio ambiente foram apresentados. O projeto teve uma boa repercussão no município e a aceitação, o interesse e o desempenho dos alunos foram altamente satisfatórios, já que houve uma mudança para melhor no comportamento sócio-ambiental dos alunos.

Publicado

2017-08-06