AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA INSERÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Fernanda Rubio
  • Kayla Walquiria Garmus Instituto Federal do Paraná
  • Lucas Roberto Perucci Instituto Federal do Paraná
  • Fernanda de Fátima Dhein Centro Universitário Dinâmico das Cataratas

Resumo

Este projeto teve como objetivo implantar o gerenciamento de resíduos sólidos do IFPR Foz do Iguaçu, com vistas à integração pedagógica, iniciando os estudantes nas práticas do Plano de gerenciamento de resíduos (PGRS) e educação ambiental do IFPR Campus Foz do Iguaçu. Para tanto, foram realizadas orientações quanto ao PGRS para o público da instituição e posteriormente uma reorganização das lixeiras, identificadores e segregação dos resíduos. A quantificação dos resíduos gerados no campus foi realizado, e ações como:  palestras, divulgação e ações de Educação Ambiental foram periodicamente efetivadas pela equipe do projeto para o público do Campus.  Os resíduos seguiram destinos adequados, os orgânicos foram utilizados no próprio campus para processos de produção de adubo por meio de compostagem e vermicompostagem e em todas as etapas do projeto foram inseridos estudantes dos cursos técnicos integrados, o que permitiu incentivo ao reaproveitamento e manejo adequado dos resíduos sólidos na busca por um ambiente mais harmônico e sustentável.

Palavras-chave: PGRS; Educação Ambiental; Gestão ambiental.

Publicado

2018-06-27