Quem Somos

O Instituto Venturi Para Estudos Ambientais é uma organização sem fins econômicos que visa apontar soluções economicamente viáveis em questões socioambientais para empresas, governos e comunidades. Esse trabalho é feito através de estudos técnicos e científicos, pesquisas, produção de materiais educativos, consultoria e organização de eventos e workshops sobre tópicos relacionados à sustentabilidade.Ao longo dos últimos anos, o Instituto Venturi tem voltado as suas ações para ajudar as entidades e empresas, públicas e privadas, no ajustamento dos seus processos produtivos em patamares mais elevados de qualidade ambiental, como consequência das melhorias introduzidas pela adoção de tecnologias e práticas mais limpas. 

Foi fundado em janeiro de 2005 por um grupo de professores, técnicos, consultores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação interessados em promover o diálogo entre o governo, empresas privadas, ONGs e comunidade sobre o tema da responsabilidade ambiental e social. Desde a sua criação, o Instituto tem sido considerado como uma referência para o conhecimento na elaboração de soluções viáveis em questões socioambientais. 

O modelo de negócio do Instituto combina serviços remunerados e não remunerados (gratuidades) para a comunidade em geral e seus associados. Desde a sua criação já realizou oficinas para municípios e comunidades escolares, ministrou curso de iniciação profissional, prestou consultoria e desenvolveu projetos e eventos técnico-científicos, tais como, a criação e o desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Ambiental ministrado em parceria com diversas instituições de ensino superior; Projeto de Educação "Sustentabilidade Humana nas Cidades", realizado em parceria com  o Santander Cultural e o apoio da Fundação Universitária Iberoamericana; o Plano de Manejo da Unidade de Conservação de Cachoeirinha/RS; Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com inclusão de catadores, para diversos municípios brasileiros; o Fórum Brasileiro de Energia, em sua quarta edição, o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, já em sua décima primeira edição e a Conferência Internacional de Educação Ambiental - CIEducA.

 
Além disto, realiza diversos cursos de extensão na área ambiental, tais como:

Introdução à Temática Ambiental;
Gestão e Conservação de Espaços Naturais;
Desenvolvimento de Plano de Manejo para Unidades de Conservação;
Eficiência Energética;
Gestão Ambiental na Empresa;
Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais;
Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para Municípios;
Produção mais Limpa; Educação Ambiental;
Gestão do Solo e dos Recursos Hídricos;
Direito Ambiental; Licitações e Compras Sustentáveis;
Pagamento por Serviços Ambientais e Aspectos jurídicos e Fiscais do Terceiro Setor.

 

Nossos Parceiros

Ao longo dos 15 anos de atividade, o Instituto Venturi criou uma comunidade que trabalha e se movimenta pelo mesmo propósito, levar educação ambiental formal para diversos públicos. 
 
Conheça nossos parceiros:

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – UNEP; 
Universidade de Brasília – UnB; Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; 
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR; 
Universidade Federal da Paraíba – UFPB; 
Universidade do Estado da Amazônia – UEA; 
Fundação PROAMB; Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER; Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, entidade ligada ao Conselho de Cidadania da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul; 
Faculdade SENAI de Tecnologia, Porto Alegre, RS; 
Campanha Nacional das Escolas da Comunidade – CNEC/RS; 
Programa de Educação e Proteção Ambiental e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do RS – ECOJUS; 
Santander Cultural; EMATER-RS; 
Federação Espírita do Rio Grande do Sul; 
Centro de Integração Empresa Escola – CIEE; Secretaria de Meio Ambiente do Município de Cachoeirinha (RS); 
Secretaria de Meio Ambiente do Município de Crateús (CE); 
Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC; Ministério Público do Trabalho – MPT-RS; 
Instituto Brasil Solidário; Rede Resíduo; 
Serviço de Aprendizagem Comercial – SENAC/RS; 
Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos – OPNRS; 
Pacto Global da ONU; Global Partnership on Waste Management – GPWM; Programa de Voluntariado da IBM Global; Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre – FURPA.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Pacto Global da ONU

O Instituto Venturi Para Estudos Ambientais é signatário do Pacto Global desde janeiro de 2013. Apoia os Dez Princípios em matéria de direitos humanos, direitos trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

No link abaixo pode ser acessado o relatório de Comunicação e Engajamento – COE, tendo como objetivo demonstrar as ações do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais que oferecem suporte aos princípios do Pacto Global, bem como apresentar seus resultados.

Acesse aqui nosso Relatório de Comunicação e Engajamento – COE